Como calcular publieditorial em um blog "pequeno"?
Oi, gente! Tudo bem? Aposto que muitos de vocês já ouviram falar em calculadora de publieditorial ou em cálculos para cobrança de publicidade em blogs. Bom, a verdade é que nenhum dos que vi até agora me ajudou muito e queria tentar desenvolver algo aqui, com vocês, para trocarmos experiência e avaliar a melhor maneira de se cobrar por um trabalho no blog.
Já vi muitas blogueiras dizendo que se você não tem pelo menos um "número X" de seguidores, nem deve fazer publicidade ou mesmo baseando todo o cálculo no tamanho do seu blog. Isso é justo? Uma blogueira pequena tem menos trabalho do que uma blogueira grande? Não consigo achar que isso faça sentido, porque tantos fatores influenciam no nosso trabalho e um blog pode oscilar muito o número de page views, até de seguidores, se está em constante crescimento e pode ter amplo alcance se ficar bem colocado nas pesquisas para aquele determinado tema.
Temos que pensar que nosso trabalho importa, só não podemos, muitas vezes, nos dedicar como gostaríamos porque simplesmente não dá pra viver só de blog, quando se é uma blogueira pequena. Para quem tá começando ou não tem reconhecimento mesmo que já faça isso há tempos, tudo é muito mais difícil. O ponto em que quero chegar é: não podemos cobrar proporcional, não podemos "competir" com blogs grandes. Temos que ser mais colaborativos e ver as coisas de um ponto de vista mais profissional. E a maioria dos blogues que cria esses cálculos de publi, já ganha muito com isso. Temos que aprender a nos valorizar e não considerar que "ah, ok, não posso cobrar muito mesmo". Sim, você pode e deve.
Normalmente, quando uma marca ou empresa vem até o blogueiro para solicitar um publipost, ele oferece um valor, que é, na maioria das vezes, abaixo do que realmente valemos. Acaba que, por inexperiência, aceitamos e somos desvalorizados. Mesmo que encaminhemos mídia kit com dados, mesmo que a pessoa nos acompanhe e saiba do nosso trabalho, ela vai querer barganhar e "ganhar" as nossas custas.
Sério, já vi lojas oferecendo $10 pra um post no blog. Aí, eu me pergunto: será que alguém aceita isso? Primeiro, vamos pensar em tudo que envolve escrever um post para seu blog:
Pensando em todos esses fatores, independente do tamanho do seu blog, pelo seu esforço e dedicação, nenhum publipost pode custar menos de R$100. Sério: não aceite. Se ninguém aceitar, eles vão ser obrigados a pagar mais e já saber que nem devem oferecer menos que isso. Nosso trabalho é importante e gera muito mais visibilidade e engajamento do que conseguimos captar com números de views, pois trabalhamos com valores simbólicos da marca, colocando ela no imaginário das pessoas.
Portanto, de acordo com os cálculos mencionados acima, o valor da hora de uma blogueira, sai como base em R$25 (esse valor pode ser maior ou menor, de acordo com sua experiência e alcance, além de fatores como atualização constante do blog... estamos estipulando um número para poder realizar um cálculo inicial), independentemente dos acréscimos que vamos ver a seguir.
Com base nesse valor inicial, você pode acrescer que achar necessário e aí sim, incrementar o valor com seu alcance diário, sua formação acadêmica, número de visitas que um post similar teria, engajamento nas redes, e até cálculos mais específicos como o número de pessoas que normalmente realizam compras através do seu site. Segue um exemplo:
Outra questão que vale a pena mencionar: você nunca é obrigada a falar de um produto que recebeu ou muito menos falar sobre ele positivamente só porque ganhou de alguma marca. Falei mais sobre isso nesse vídeo, nesse texto e nesse texto. Se seu trabalho incluir divulgação do post publicitário nas redes, não faça isso de graça, inclua a pontuação de acordo com seu alcance. Claro que você pode discordar de tudo isso, comentar sua opinião, incluir outros itens se achar necessário... Inclusive a ideia desse post é trocarmos informações e fazermos algo para contribuir, para ajudar a todos que buscam por isso e têm dúvidas.
Espero que o post tenha ajudado! Beijos.
Já vi muitas blogueiras dizendo que se você não tem pelo menos um "número X" de seguidores, nem deve fazer publicidade ou mesmo baseando todo o cálculo no tamanho do seu blog. Isso é justo? Uma blogueira pequena tem menos trabalho do que uma blogueira grande? Não consigo achar que isso faça sentido, porque tantos fatores influenciam no nosso trabalho e um blog pode oscilar muito o número de page views, até de seguidores, se está em constante crescimento e pode ter amplo alcance se ficar bem colocado nas pesquisas para aquele determinado tema.
Normalmente, quando uma marca ou empresa vem até o blogueiro para solicitar um publipost, ele oferece um valor, que é, na maioria das vezes, abaixo do que realmente valemos. Acaba que, por inexperiência, aceitamos e somos desvalorizados. Mesmo que encaminhemos mídia kit com dados, mesmo que a pessoa nos acompanhe e saiba do nosso trabalho, ela vai querer barganhar e "ganhar" as nossas custas.
Sério, já vi lojas oferecendo $10 pra um post no blog. Aí, eu me pergunto: será que alguém aceita isso? Primeiro, vamos pensar em tudo que envolve escrever um post para seu blog:
Tempo para pesquisar sobre a reputação da empresa e sobre o tema que ela escolheu para o post;
Tempo para para produção da postagem em texto e preparação das imagens (pesquisa ou produção e edição);
Realização da postagem e divulgação nas redes sociais;
Resposta para todos os comentários deste post no blog, nas redes e no e-mail.
Explicação para o cálculo
Somando todos os fatores, você leva pelo menos 4h dedicadas e esse conteúdo. Esse é o tempo médio para um publipost, somando tudo, passado na frente de um computador ou produzindo fotos. Agora, vamos pensar assim: Cada item mencionado anteriormente vale 1 ponto e cada ponto, vale R$25. Mas, como você chegou nesse valor? Temos que considerar que uma blogueira não cobra por todos os posts que faz, pois a maioria é feita ~por amor~ e dedicação, ou seja, os publiposts (num mundo ideal) deveriam cobrir os valores dos posts não-pagos. A maioria dos salários ~médios~ do Brasil, pensando numa média de profissões que envolvam trabalho com blogs e mídias sociais em geral, paga cerca de R$12.5 a hora (8h por dia, 20 dias trabalhados num mês = 160h. Multiplicamos por R$12.5 = R$2000). Considerando que cada publi deva valer o dobro da hora, para cobrir o conteúdo autoral, chegamos nesse valor de R$25.Pensando em todos esses fatores, independente do tamanho do seu blog, pelo seu esforço e dedicação, nenhum publipost pode custar menos de R$100. Sério: não aceite. Se ninguém aceitar, eles vão ser obrigados a pagar mais e já saber que nem devem oferecer menos que isso. Nosso trabalho é importante e gera muito mais visibilidade e engajamento do que conseguimos captar com números de views, pois trabalhamos com valores simbólicos da marca, colocando ela no imaginário das pessoas.
Portanto, de acordo com os cálculos mencionados acima, o valor da hora de uma blogueira, sai como base em R$25 (esse valor pode ser maior ou menor, de acordo com sua experiência e alcance, além de fatores como atualização constante do blog... estamos estipulando um número para poder realizar um cálculo inicial), independentemente dos acréscimos que vamos ver a seguir.
Com base nesse valor inicial, você pode acrescer que achar necessário e aí sim, incrementar o valor com seu alcance diário, sua formação acadêmica, número de visitas que um post similar teria, engajamento nas redes, e até cálculos mais específicos como o número de pessoas que normalmente realizam compras através do seu site. Segue um exemplo:
Base inicial: R$100
Já fez um publipost antes? Se sim, some 0,5 pontos (+R$12,50)Lembre-se: esses são alguns itens para auxiliar o cálculo inicial, você pode modificar e acrescer mais itens, se achar necessário.
Possui alguma formação acadêmica na área em que escreve? Se sim, some 0,5 pontos. (+R$12,50)
Meu blog possui mais de 3 anos em atividade? Se sim, some 0,5 pontos (+R$12,50)
Algum dos meus posts similares possui alcance total de pelo menos 1000 visualizações? Se sim, some 0,5 pontos. (+R$12,50)
Meu blog tem alcance diário de, pelo menos, 1000 visualizações? Se sim, some 0,5 pontos (opa, tem bem mais que isso? Some mais 0,5 por cada 1000 visualizações). (+R$12,50)
Meu blog tem mais de 500000 visualizações em todo período de existência? Se sim, some 0,5 pontos (opa, tem bem mais que isso? Some mais 0,5 por cada 500000 visualizações). (+R$12,50)
Outra questão que vale a pena mencionar: você nunca é obrigada a falar de um produto que recebeu ou muito menos falar sobre ele positivamente só porque ganhou de alguma marca. Falei mais sobre isso nesse vídeo, nesse texto e nesse texto. Se seu trabalho incluir divulgação do post publicitário nas redes, não faça isso de graça, inclua a pontuação de acordo com seu alcance. Claro que você pode discordar de tudo isso, comentar sua opinião, incluir outros itens se achar necessário... Inclusive a ideia desse post é trocarmos informações e fazermos algo para contribuir, para ajudar a todos que buscam por isso e têm dúvidas.
Espero que o post tenha ajudado! Beijos.
54 comentários
Achei o post extremamente útil. Nunca fiz publi até hoje e considero meu blog bem pequeninho. Mas tô ok com isso.
ResponderExcluirSó que vejo mesmo pessoas com blogs 'pequenos' que deixam marcas desvalorizarem seu trabalho por não serem tão grandes quanto outras pessoas.
Achei sua lógica super coerente e uma boa base pra quem não faz ideia do que cobrar.
Se mais pra frente começar a pensar nisso, já tenho algo pra me basear hahaha
Beijos
A Mente Transborda
Curta no Facebook
Que legal, Thayse! Certamente você vai ajudar muitas meninas que ficam um pouco perdidas com esse assunto.
ResponderExcluirFazer publipost por menos de R$100? Nem pensar, né? Nem paga o tempo que vc vai passar na frente do pc...
Bjs
www.digoporai.com
Post super útil!! Adorei!
ResponderExcluirVOU TER QUE COMPARTILHAR NA MINHA PÁGINA <3
beijos
www.apequenaka.com
Adorei o post, Thay! Com certeza vai ajudar muita gente que tem dúvida sobre isso.
ResponderExcluirConcordo contigo, o trabalho que uma blogueira pequena tem não é diferente do de uma grande. E é incrível como esse trabalho é desvalorizado às vezes!
Beijos!
lesobrinho.blogspot.com
Nossa, esse post foi bem esclarecedor! Normalmente fico toda confusa, mas com você eu consegui entender (fazer o quê, sou de humanas, não sei fazer conta haha) e consegui ver lógica nos números.
ResponderExcluirwww.vestindoideias.com
O pior é que tem gente que desvaloriza o próprio trabalho, Thay.Infelizmente por culpa de pessoas assim muitas meninas acabam não tendo o reconhecimento merecido por seus trabalhos.
ResponderExcluirAchei o cálculo muito bom e os acréscimos super justos.
Muito útil o post! Mostrarei para outras amigas blogueiras :), tenho certeza que elas vão adorar!
Beijosss ♥
Poesia em Transe
apenas amei esse metodo de calculo
ResponderExcluircom ctza vou usar rsrss
e se a pessoa reclamar ainda coloco o seu link pra pessoa aprender a dar valor rs
bjos
kammy
Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT
Thayse, que post mais legal esse! Adorei todo o metodo de calculo que você fez e abordou na postagem. É muito importante mesmo pensar sobre cada um desses itens antes de aceitar um publi e concordar com o valor a ser cobrado. A gente passa um tempão mesmo pra criar conteúdo que tb concordo que um publipost não deveria sair menos que 100 seja o blog grande ou pequeno! :)
ResponderExcluirAmei seu post! Ele com certeza é muito útil! Se uma pessoa viesse e me cobrasse R$50,00 eu já estaria suuper feliz. Esse post abriu meus olhos! ;)
ResponderExcluirAchei super válido o seu post Thay. Tive publiposts em meu blog que cobrei 100 reais e achei um preço justo.
ResponderExcluirBig Beijos
Lulu
www.luluonthesky.com
Amei demais o texto, e adorei a forma do calculo... vou refazer algumas coisas minhas. Obrigada mesmo!
ResponderExcluirBem interessante isso. Vou voltar e ler de novo com mais calma.
ResponderExcluirAgora passei para te falar que te indiquei numa TAG.
Beijos
www.estilogisele.com.br
Adorei seu post e as dicas; já anotei tudo aqui para quando precisar.
ResponderExcluirAdorei também seu blog, seguindo!
Beijos
www.garotasdiferenciadas.com.br
Nossa que post legal, vou salva-lo com carinho porque ele é muito esclarecedor.
ResponderExcluirAlgo que levo comigo é não deixar a sua "sede" por parcerias ultrapassar a sua seriedade com seu publico!
Um beijo e parabéns!
www.cantinhob.com
Quando eu fecho algum tipo de parceria, faço as resenhas com sinceridade, porque enganar as pessoas e ainda mais pessoas que leem e acreditam em você não é legal.
ResponderExcluirNunca soube ao certo calcular, sempre coloquei o preço que achava justo. Adorei as dicas e com certeza vou usá-las.
Beijo,
paraisodemenina.blogspot.com
Thay
ResponderExcluiresse é o melhor post do mundo nesse assunto para mim,
já recebi produtos, mas nunca recebi por um post, acho que nunca fiz um publipost
agora sei como cobrar quando aparecer
bjs
ADOREI ver esse tipo de calculo aqui, com um blog menor realmente ficamos sem saber qt cobrar por determinadas ações. ah, os posts de viagem estao no fim agora, hehe, que bom que vc curtiu, só tenho mais um que vou postar ainda essa semana
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Excelente post Thayse!
ResponderExcluirTemos que valorizar nosso trabalho sempre ;)
bjoka http://diadebrilho.com
Ótimas dicas Thayse! Muito esclarecedoras e fáceis de entender! Tenho certeza que ajudou muita gente!
ResponderExcluirBeijão!
Estilo de sobra baby!
Absolutely stunning post. Happy Wednesday dear! :)
ResponderExcluirSTYLEFORMANKIND.COM
Facebook
Bloglovin
Que post útil, Thay, amei ♥
ResponderExcluirbeijinhos, Bru
Mania de Bruna
Adorei o post excelentes dicas e conselhos.
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.pt/
Achei super bacana o post Thayse, mas acontece que não rola mesmo, você não vê blogs pequenos recebendo R$ 100,00 por um publi, não mesmo. rs Eu mesmo já aceitei publi por menos, mas ai fechei um pacote de publi com banner e passou muito mais dos R$ 100,00. Hoje eu não aceito publi por $10 dólares, mas quando comecei achava que era normal, depois que fui vendo o trabalho, as horas, o trabalho que dá, os investimentos como layout, domínio essas coisas.
ResponderExcluirBeijos!
Blog Pam Lepletier
Sim, Pam! É bem assim mesmo, a gente começa a entender com o passar do tempo. É uma pena que poucas blogueiras falem abertamente sobre isso, pra trocarmos ideias e entendermos melhor como lidar com essas situações, por isso resolvi levantar essa discussão aqui no blog. Obrigada <3 Beijos!
ExcluirSe salvei seu post nos favoritos, sim ou com certeza? haha Post suuuper completo e com dicas valiosas! Tem alguns pontos que realmente nunca tinha parado pra pensar. Com certeza vai me ajudar muito!
ResponderExcluirBEijoos, Ana Carolina
www.simplesglamour.com.br
Instagram e Twitter: @simplesglamour
oi, oi.
ResponderExcluirolha ai mais post do tipo utilidade pública. hahaha. achei bem explicativo e, se um dia fizer um publi, com certeza lerei novamente. e sim, salvei aqui o post. agora é esperar as empresas. hahaha.
bjs!
Não me venha com desculpas
Oi Thayse, muito bacana o seu post, especialmente para quem está começando e não sabe bem como funciona um publi em blog. Eu sempre digo que a gente não deve se vender por migalhas, falar bem de um produto só porque ganhou press kit etc. Mas infelizmente tem gente que faz, o que acaba contribuindo para um mercado pouco acostumado a publis honestos e justos para ambas as partes.
ResponderExcluirhttp://naomemandeflores.com
Nossa muito legal o post , gostei bastante !
ResponderExcluirUm beijo
http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/
Tha, que post mais maravilhoso!
ResponderExcluirIlumina minha cabeça de um jeito!
E percebi que estou no caminho certo!
Adorei!
Vou usar de referência!
Beijos
http://www.utilidadebobagem.com/
Siga o insta do blog: @blogueb
Nunca recebi uma proposta de publi, mas sempre tive uma dúvida tremenda de como cobrar.
ResponderExcluirAchei bacana a forma como colocou e super fácil de entender.
Beijinhos,
Aline Magalhães
Alineland
Ótimo post. Bem explicativo e de grande utilidade para a blogosfera!
ResponderExcluir=***
Mani Piñeiro
Ajudou sim! Acho super importante debater esse assunto, até porque é muito raro se conversar sobre valores reais de publi na blogosfera.
ResponderExcluirNunca fiz publi no meu blog e nem procuro, mas já ajudou a elaborar uma proposta caso apareça algo.
Beijo
ajudou, adorei! Ficou muito bem explicado
ResponderExcluirbeijos ;*
arisecondo.blogspot.com.br
post sensacional thayse! muito bem explicado e real. No blog da Paloma Sernaiotto (acho!) tbm tem uma calculadora de publis. São calculos diferentes, mas ambos podem se complementar ;) beijooo
ResponderExcluirJa fomos legais
Oi, Lo! Eu conheço essa calculadora, sim. Acho demais o blog da Loma, mas infelizmente esse cálculo não me ajudou muito :( Nunca deu muito certo pra mim. Mas acho demais aquele app que ela usou pra calcular direto no post. Beijos!
ExcluirThayse, excelente post! Já dá uma super luz pra quem não tá acostumado a fazer publieditorial e não tem um blog considerado grande. Salvei esse texto nos favoritos pra quando surgirem outras oportunidades. Obrigada!
ResponderExcluirSim, o clipe de Hold On é do Good Charlotte sim hehe *-*
ResponderExcluirBem legal seu post, muito interessante e de grande ajuda. Mas só de pensar em fazer esses cálculos e tudo mais já me dá preguiça e continuo no blog apenas porque gosto mesmo haha!
http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Adorei o post, interessante e dá uma super luz para blogueiras novas.
ResponderExcluirAmei o blog e já estou seguindo,
beijos.
http://karinacopetti.blogspot.com.br/
Adorei Thay! Esse post me ajudou muito, eu mesma não sou acostumada a fazer publi então sou muito perdida nesse sentido e morria de medo de ser sacaneada por alguma empresa por conta dessa inexperiência.
ResponderExcluirAchei muito bom você ter abordado esse assunto de forma tão detalhada, as blogueiras costumam nem tocar nesse assunto.
Beijos
Infinita Feminice
Achei muito legal o post, realmente muito útil ter os itens e valores mostrados assim. Mas meu blog é MUITO menor que o seu, eu sinceramente aceitaria 25 reais por um publipost se gostasse da empresa :/
ResponderExcluirBeijos e até mais :*
http://thesecretshoot.site90.com/
Ai Thay que post ótimo! Ainda não tive nenhuma empresa me procurando para publis mas são posts assim que nos ajudam a fortalecer ainda mais né? Vou até compartilhar, achei muito bom mesmo!!
ResponderExcluirBeijos!
Blog Amanda Hillerman
Post muito bom, adoreeeei! Já recebi (e ainda recebo rsrs) vários e-mails de lojas gringas oferecendo muito pouco por um post! No começo eu aceitava, mas aí eu fui melhorando e comecei a cobrar mais. Adorei a postagem! <3
ResponderExcluirBisous,
Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
www.pequenomuffin.com.br
Que post maravilhoso, Thayse <3. Eu confesso que sempre fico perdida sem saber quanto cobrar e quanto é ok aceitar, seu post foi bem esclarecedor!
ResponderExcluirbeijo
www.blogbelatriz.com
YouTube Belatriz
Facebook Belatriz
Ótimo saber disso, já estarei preparada quando for necessário.
ResponderExcluirhttp://www.16primaverasblog.com/
https://www.facebook.com/16primaverasblog/
Oii Thayse, que post maravilhoso, vai me ajudar bastante. Tenho mídia kit, preços tabelados e tal, mas sempre tem aquelas lojas que te procuram e oferecem tanto, e você não sabe se aceita ou não, pois não sabe se o valor que você cobra é o correto. Vivo nesse dilema.
ResponderExcluirBeijos
www.larydilua.com
Cara seu post foi muit bom, ele foi de grande ajuda! Na verdade to me sentindo muito burra.J[a fiz publi gratuito, isso mesmo, na verdade a marca falou que n'ao poderia me pagar porque eu n'ao era um blog grande, que eles gostaram de mim e que queriam me ajudar a crescer por isso estavam me oferecendo o publi (usaram mesmo esse nome e me mandaram o material de guia de como eles queriam, as fotos) em troca eles iriam me divulgar o publi. Deu o maior trabalho, quando lembro fico triste.
ResponderExcluirAs pessoas tem sempre essa ilusão de que, quem é novato em uma determinada área não deve ganhar para realizar seu trabalho.
ResponderExcluirHoje, blogueira é profissão, e as empresas aproveitam que tem várias meninas desesperada para crescer e propõem algo ridículo.
Enfim, post MA-RA-VI-LHO-SO!! Espero que quem entre neste mundo de blog como profissão tenha o mesmo pensamento que o seu.
Amo seu blog <3
blogflorescencias.blogspot.com.br
Nossa, sério, esse foi o melhor post sobre o assunto que já encontrei... Sempre achei as calculadoras de publi muito ruinzinhas por levarem pouca coisa em conta, e muito injusta com blogs menores também.
ResponderExcluirObrigada!
Beijos,
A Menina da Janela
Post de utilidade pública! Nossa foi muito útil para mim, obrigada!Meu blog ainda é pequeno mas agora já consigo ter uma noção de quanto cobrar quando surgirem as parcerias.
ResponderExcluirBeijos
https://blog-mundodalua.blogspot.com.br/
Me tira uma dúvida, é pedido pagamento antecipado?
ResponderExcluirSuper adorei isso. Mas esse cálculo é feito pra quando empresas nos procuram. E caso nós procuremos uma empresa? O que fazer?
ResponderExcluirVidas em Preto e Branco
Muito bom o post! Ajudou pra caramba! Brigada! Bjs
ResponderExcluirRafa Ely
www.melevaembora.com.br
Amei o seu post! Segui o blog, beijo
ResponderExcluirThe Brunette's Tofu | Instagram
Adorei o post!
ResponderExcluirConcordo com você, quando iniciei meu blog vi exatamente estes cálculos injustos de blogueiras que possuem muitos acessos. Tem muito além disso, o conceito envolvido, a qualidade do trabalho, a formação profissional mesmo. Adorei o seu cálculo e achei muito válido!!
Beijos
Diana
http://www.elainspira.com.br
Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!
Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.
Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com